Prato do dia

Prato do dia: o "especial" frango frito de Arouca

Zé "Testinha", da Casa do Frango Frito, herdou uma tradição familiar e continuou a preparar um prato "especial", que faz sucesso na vila de Arouca.

Catarina Lúcia Carvalho

Sérgio Campos

A técnica de partir o frango já vem de muitas décadas. A Casa do Frango Frito, em Arouca, nasceu em 1937, pelas mãos dos bisavós de Zé “Testinha”.

Depois de partido em 16 pedaços, cada frango é logo temperado, “com sal e piri piri”, pois o prato é um “bocado picante”, revela o proprietário.

Zé usa a palavra “especial” para falar do tempero, e do óleo e do frango. Assim como a palavra “simples” para se referir ao prato e ao serviço no restaurante, onde 80% dos pedidos vão sempre para este frango frito, “especial” e “crocante”

Enquanto frita, aproveita-se o óleo para outra especialidade da casa: as virgens, que acompanham até à mesa o frango com batata frita, arroz, alface, pão e vinho.

E, por eles, mas principalmente pelo frango frito de apresentação simples, muitas pessoas vão de propósito à vila de Arouca.

Últimas