Prato do dia

Prato do Dia: polvo com batata-doce e ostras à moda do Eira do Mel

Cozinhado em cataplana, o sabor do polvo fica totalmente diferente, para além de se seguir a tradição. Nem sempre é comum servir este prato com o molusco "gourmet", mas neste restaurante a aposta é nas ostras.

SIC Notícias

O Prato do Dia desta quarta-feira é típico do Algarve e pode ser de carne, peixe, marisco ou até vegetariano. A especialidade mais famosa casa o polvo com a batata-doce e já há restaurantes a inovar.

Há quem lhe junte amêijoa, há quem ponha camarão. Na Eira do Mel, o diferencial está nas ostras.

Com ou sem elas, esta cataplana junta dois ingredientes bem emblemáticos do Algarve: o polvo, apanhado ao largo de Sagres, e a batata-doce, produzida em Aljezur.

Feita à base de azeite, alho, cebola, pimento vermelho e tomate, a especialidade nasceu com José Pinheiro e já correu mundo fora. O segredo é utilizar matéria-prima de qualidade.

Antes de partir para o lume, o polvo vai cozer por aproximadamente duas horas em água, o suficiente para ficar tenro. Mas primeiro é preciso "assustá-lo".

O caldo que sobra vai dar um toque extra a este prato, temperado apenas com flor de sal. Adiciona-se a batata e, só depois de cozida, entram as ostras, já lavadas e abertas a preceito.

Considerado "gourmet" por muitos, este molusco não sai barato nos restaurantes e pode chegar aos quatro euros por unidade.

Por fim, coentros frescos. Meia hora depois está pronta a servir.

A cozedura hermética a vapor confere aos ingredientes um sabor único, diferente do tacho, devido à forma esférica da cataplana - esta feita de cobre, como manda a tradição.

Últimas