Para Prato do dia desta sexta-feira temos Carapaus alimados. Uma especialidade algarvia característica de um tempo em que era preciso recorrer à salmoura para preservar o pescado.
Os carapaus têm de ser frescos e quanto mais pequenos melhor. O pescado que Ilda Tiago, proprietária do restaurante Tiago's, é herança de um tempo sem frigoríficos em que era com sal que se conservava o peixe e a carne.
Inicialmente, há que fazer um corte junto aos olhos do carapau, depois retira-se toda a tripa, lava-se bem em água corrente. Posteriormente, coloca-se em sal e guardam-se de um dia para o outro.
Os temperos que contribuem para o sabor
No dia seguinte, é necessário retirar-lhes todo o sal, lavando-os um a um. Depois vão ao lume para serem cozidos e por fim retira-se a pele. Neste momento, o peixe já está alimado e só falta temperar com limão, azeite, alho e salsa.
Típicos da gastronomia algarvia, os carapaus alimados estão a desaparecer das ementas pelo trabalho que dão, mas neste restaurante são prato do dia à quarta-feira.
Servidos com salada de pimento assado, batata doce de Aljezur assada na prata são o oposto da fast food, ao bom e saudável estilo da dieta mediterrânica.