Prato do dia

Prato do dia: em Ferreira do Zêzere há uns bifinhos de se tirar o (e do) chapéu

José Rosa trouxe a ideia da Suíça há três décadas e desde então não lhe têm faltado apreciadores. Os bifinhos no chapéu podem ser simples, com muito sabor.

SIC Notícias

Mal, médio ou bem passada. A escolha do ponto da carne fica nas mãos do cliente que, à mesa do restaurante Grelha do Zêzere, se aventura ao pedir os bifinhos no chapéu. O prato é o mais procurado do estabelecimento há 30 anos e tem inspirações além fronteiras.

“Era emigrante na Suíça e trouxe este prato para Ferreira do Zêzere. Foi uma boa aposta porque teve muita aceitação e há pessoas vêm de longe para comer este prato”, conta o chef José Rosa.

O processo é simples: para a mesa vai a carne ainda crua e por temperar, assim como um chapéu em ferro, aquecido a carvão. A partir daí, cada cliente escolhe como tempera e cozinha a sua refeição.

Aos bifinhos, José Rosa adicionou dois molhos especiais, o chamado molho grelha e uma manteiga de alho. O que também não falta são os acompanhamentos.

“Normalmente, são acompanhados por arroz de feijão, migas da nossa região e a tradicional batata frita, que não podia faltar”, revela o chef.

No concelho de Ferreira do Zêzere, conhecido pela sua riqueza paisagista e cultural e pela albufeira do Castelo do Bode, diz quem conhece que se come bem, mesmo quando é o cliente a cozinhar.

Últimas