Prato do dia

Prato do dia: sardinha na telha, batatas assadas na areia e muita tradição

Como noutros tempos, o repasto é motivo de convívio e partilha. Esta é um dos pratos que constitui a riqueza gastronómica da Praia da Tocha, que a associação de moradores tem tentado recuperar e dar a conhecer ao longo dos últimos anos.

SIC Notícias

Esta segunda-feira, o prato do dia vem da Figueira da Foz e nem precisa de tacho, mas sim de muita tradição. Em junho, as sardinhas sabem melhor, ainda para mais na telha.

O prato do dia desta segunda-feira é batatas assadas na areia, para acompanhar a sardinha na telha. É pura gastronomia com história, da Praia da Tocha.

À primeira vista, cozinhar sem tachos pode parecer quase impossível, mas é o que está na ementa desta segunda-feira. Depois da cova preparada, enche-se de lenha. Durante cerca de uma hora, a fogueira irá aquecer a areia o suficiente para assar as batatas.

E enquanto a areia aquece, também o forno é preparado, sendo nele que irão assar as sardinhas na telha.

O pescado que já está a ganhar o gosto no sal, será panado em farinha de milho.

Mas antes da sardinha repousar na telha, há que fazer uma cama à moda antiga.

Começa agora um processo cujo tempero se resume praticamente à frescura dos alimentos existentes em terra de pescadores.

Com as telhas preparadas, é então tempo de as levar ao calor do forno. A garantia é que, 20 minutos depois, estarão bem mais suculentas do que as grelhadas.

Depois, tem de se retirar as brasas da areia. As batatas são colocadas diretamente e, depois de tapadas, é feita uma nova fogueira por cima para manter a areia quente.

Perto do fim, retiram-se as brasas da areia e dá-se uma pequena mexida no ingrediente.

Após cerca de meia hora, estão prontas a retirar. Um processo cuidadoso para que não haja areias a ir prato.

À mesa, começam a chegar então as estrelas do dia: as sardinhas na telha e as batatas assadas na areia.

Antes de se provar, há ainda que dar um toque final à batata e juntar um fio de azeite para apurar o sabor.

Como noutros tempos, o repasto é motivo de convívio e partilha.

Este é um dos pratos que traz riqueza gastronómica à Praia da Tocha que a associação de moradores tem tentado recuperar e dar a conhecer ao longo dos últimos anos.

Últimas