A notícia do semanário Expresso abriu o apetite para este domingo, dia em que o Bloco de Esquerda vai apresentar os nomes de vários cabeças de lista às próximas eleições legislativas. Francisco Loução, Luís Fazenda e Fernando Rosas devem voltar à primeira linha da política nacional. Em entrevista ao Facto Político da SIC Notícias, o líder parlamentar do partido (que volta a ser número dois em Lisboa, atrás de Mariana Mortágua) não confirma taxativamente a informação, garantindo que o partido conta com todos, "com os netos e com os avós, com quem construiu o 25 de abril e com quem está hoje nos movimentos da habitação".
Sondagem SIC/Expresso: "O resultado está por construir"
Na sondagem que a SIC e o Expresso publicaram na quinta-feira os dados não se mostram particularmente animadores para a esquerda (PS, CDU, Bloco e Livre não conseguem superar os 20% da Aliança Democrática), mas o líder parlamentar do Bloco prefere valorizar outros dados: os 39% de inquiridos que ainda não sabem em quem votar e os 80% que não quiseram responder:
"O resultado está por construir", diz à SIC Notícias deixando a garantia de que o partido fará "uma grande campanha, como nunca se fez, de proximidade".
Sobre eventuais entendimentos com o PS, parecem fora de causa acordos pré-eleitorais: "O BE vai a estas eleições para apresentar as suas soluções" e com o objetivo de "aumentar o número de deputados ou o número de votos".
Depois de 18 de maio, a conversa pode fazer-se com a garantia de que o partido "nunca faltará a soluções à esquerda" e sem matemáticas governativas: "Não vamos a estas eleições porque queremos ser ministros ou secretários de estado".
Todas as semanas, um Facto Político é analisado por um protagonista da atualidade. Entrevistas diretas ao centro das questões que dominam a vida política nacional. Ao sábado, na SIC Notícias, com o jornalista Diogo Teixeira Pereira.