Facto Político

Governo está a ser vítima de uma cabala? Ribeiro e Castro diz que "é possível"

O antigo presidente do CDS vem ao Facto Político deixar claro que não vê com bons olhos uma candidatura presidencial de Paulo Portas. Não se alonga na polémica que envolve o Governo e afasta as críticas ao almirante: “Um militar, não é um sectário”.

Diogo Teixeira Pereira

“Não é um assunto agradável”. José Ribeiro e Castro não quer alongar-se na polémica que envolve o primeiro-ministro, preferindo esperar pela declaração que está prevista para as oito da noite.

Prefere alinhar-se apenas com o governo na tese da cabala: “É possível que seja assim, o Governo é sempre um vértice de grandes tensões económicas e políticas”, mas também defende explicações por parte de Luís Montenegro.

Presidenciais: Há uma grande hostilidade ao Almirante

Na mesma semana em que Assunção Cristas esteve na SIC Notícias para alimentar uma possível candidatura presidencial de Paulo Portas, Ribeiro e Castro vai em sentido contrário: “Se a Assunção quisesse podia-se candidatar, falar sobre outros não me parece muito elegante”.

Os atritos com Portas não são novos, Ribeiro e Castro faz as contas e deixa a alfinetada: “Eu apoiei Paulo Portas várias vezes, o inverso é que não é verdadeiro”, dando a entender que este não é o momento para essa candidatura: “Portas teve uma oportunidade de ouro para estrear uma carreira presidencial em 2001, mas afastou-se. Foi fazer uma corrida errada à Câmara de Lisboa”.

Sobre para quem está a guardar o seu voto, prefere não desfazer o tabu: Sobre Portas diz não ser essa a prioridade agora, sobre Gouveia e Melo não recusa, diz apenas que quer manter a sua independência, ao mesmo tempo que desdramatiza o cenário do regresso de um militar a Belém: “Um militar não é um sectário, não é um matumbo, não é uma pessoa tacanha, mas pode desempenhar funções patrióticas e ser uma referência de primeira grandeza”.

Todas as semanas, um Facto Político é analisado por um protagonista da atualidade. Entrevistas diretas ao centro das questões que dominam a vida política nacional. Ao sábado, na SIC Notícias, com o jornalista Diogo Teixeira Pereira.

Últimas