Facto Político

Pinto Luz: “O Governo não acredita em nenhuma teoria da cabala"

Ministro das Infraestruturas vem ao Facto Político garantir que houve uma “vontade enorme” de evitar eleições antecipadas, mas não diz quantas reuniões houve com o Partido Socialista. Sobre o futuro garante que o “não é não” ao Chega é para manter.

Diogo Teixeira Pereira

Depois de um debate coreografado para mostrar que o governo e o PSD estavam empenhados em evitar eleições antecipadas, o Ministro das Infraestruturas vem ao Facto Político da SIC Notícias garantir que “existiu humildade” na Assembleia da República e passa a culpa para o principal partido da oposição: “Fomos para eleições porque o PS rejeitou uma moção de confiança”.

Recusando revelar se antes das tentativas no plenário tinham existido outras, Miguel Pinto Luz diz apenas que “nos dias anteriores o governo foi manifestando a sua posição”, não querendo divulgar “conversas privadas".

Casa de Espinho: “O PM foi claro, entregou todos os documentos que lhe foram pedidos”

Com uma nova polémica a afetar o Primeiro-Ministro relacionada com a entrega de documentos à Polícia Judiciária, Miguel Pinto Luz garante que “Montenegro foi claro, entregou todos os documentos que lhe foram pedidos”. Sobre a notícia que fez manchete na última edição do Expresso, devolve a questão: “Acha que o Ministério Público não utilizaria as armas que tem para ter acesso aos documentos que lhe foram sonegados?”

Cerca sanitária ao Chega é para manter

Nas últimas Legislativas Luís Montenegro fez uma campanha assente numa cerca sanitária ao Chega e essa estratégia é para manter:”A posição do PSD é de não é não ao Chega”, revela ao mesmo tempo que se recusa a fazer cenários pós-eleitorais que podem incluir uma geringonça à direita: “Todos os cenários que a AD tem em cima da mesa são de vitória”.

Todas as semanas, um Facto Político é analisado por um protagonista da atualidade. Entrevistas diretas ao centro das questões que dominam a vida política nacional. Ao sábado, na SIC Notícias, com o jornalista Diogo Teixeira Pereira.

Últimas