Eleições Legislativas

Resultados do Chega no Alentejo não surpreendem os habitantes

A azul no mapa eleitoral ficou também Portalegre, onde o Chega tirou o primeiro lugar ao PS. Há 10 anos que os socialistas não perdiam, neste distrito, nas eleições legislativas.    

Daniela Alves

José Lameiras

José Ribeiro

José Louro

No Alentejo, apenas o distrito de Évora escapou à conquista do Chega, partido que venceu em Portalegre e Beja nas eleições legislativas. No distrito do Baixo Alentejo, é a primeira vez que vence um partido de direita. 

Na noite eleitoral, o distrito de Beja pintava-se de azul. Num Alentejo que se diz "esquecido", e que durante 50 anos foi de esquerda, este ano o voto foi o mais à direita possível.   

Uma "desilusão" com a esquerda e uma vontade de mudança levaram à vitória do Chega no Baixo Alentejo.  Os habitantes ouvidos pela SIC garantem não ter ficado surpreendidos com os resultados e dizem mesmo que espelham "o descontentamento da população".

Desce o número de votos no Partido Socialista e aumentam os que votaram no partido de André Ventura, não só na cidade de Beja, como no distrito.   

A azul no mapa eleitoral ficou também Portalegre, onde o Chega tirou o primeiro lugar ao PS. Há 10 anos que os socialistas não perdiam, neste distrito, nas eleições legislativas.    

O Chega ganhou em sete concelhos do distrito de Portalegre, em todos eles com mais de 30% dos votos. Em Elvas, conseguiu conquistar 43% do eleitorado. 

Últimas