Acidente no Elevador da Glória

Empresa responsável pela manutenção do Elevador da Glória quebra silêncio

A MNTC – Serviços Técnicos de Engenharia diz que se encontra a colaborar com as autoridades "desde o primeiro momento" para que as causas do acidente sejam "rapidamente determinadas" e, dessa forma, dar "resposta às famílias das vítimas" neste momento de "grande dor e consternação".

Pedro Nunes/REUTERS

SIC Notícias

A empresa responsável pela manutenção do Elevador da Glória quebrou o silêncio este sábado, três dias depois do acidente. Garante estar a colaborar com as autoridades para o apuramento das causas e lembra que o ascensor foi alvo de uma inspeção na manhã do descarrilamento.

Em comunicado, a MNTC – Serviços Técnicos de Engenharia diz que se encontra a colaborar com as autoridades "desde o primeiro momento" para que as causas do acidente sejam "rapidamente determinadas" e, dessa forma, dar "resposta às famílias das vítimas" neste momento de "grande dor e consternação".

Na nota, reitera que o Elevador da Glória foi alvo de inspeção da manhã do acidente e que foi considerado que havia "condições adequadas de funcionamento" do ascensor. Ainda assim, diz que qualquer conclusão nesta fase "seria prematura".

A SIC tinha tido acesso a um documento da empresa responsável pela manutenção, que revela que a inspeção começou às 09:13 e terminou cerca de meia-hora depois, às 09:46. A lista de procedimentos é bastante detalhada e descreve que os elementos vitais do ascensor foram alvo de uma inspeção visual. São os casos dos dos cabos, do carril e da cabine, sendo que todos os itens receberam o OK dos técnicos.

O documento conclui que o ascensor tem todas as condições para operar.

A ordem de trabalhos refere também que faltam 263 dias para substituir o cabo que une os dois ascensores e que partiu, uma troca que, segundo o documento, acontece a cada 600 dias.

A empresa que fazia a manutenção do Elevador da Glória tinha sido contratada por ajuste direto dias antes do acidente, depois da Carris não ter aceite propostas no concurso feito em abril para os próximos três anos. Todas as que foram apresentadas à companhia eram mais altas do que a Carris contava gastar.

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