Eleições Legislativas

De voto envergonhado a vitória expressiva: como o Chega 'triunfa' em Lisboa e Sintra

O partido de André Ventura elegeu 11 deputados pelo distrito de Lisboa, ficando próximo do PS e da AD em número de representantes no Parlamento.

João Maldonado

Marta Tuna

Humberto Candeias

Margarida Bento Campos

O Chega venceu pela primeira vez no concelho de Sintra, região onde nasceu e cresceu André Ventura. Já em Lisboa, o partido ganhou apenas na freguesia de Marvila, atualmente liderada por uma junta de freguesia socialista.

Foi por uma diferença de cerca de 200 votos que o Chega ultrapassou o PS, tornando-se o partido mais votado nesta freguesia. Em apenas três anos, saltou do terceiro para o primeiro lugar em Marvila, reunindo mais de seis mil votos nestas eleições.

Procuram-se explicações, mas continua a ser difícil encontrar quem assuma ter votado no partido liderado por André Ventura. Com eleições autárquicas à porta, a Junta de Freguesia permanece, para já, sob liderança socialista.

Se em Lisboa o Chega venceu apenas numa freguesia, em Sintra conquistou o concelho. Reuniu mais de 52 mil votos — um crescimento expressivo face às legislativas de 2022.

Em paralelo, regista-se uma queda acentuada do PS, que viu a sua percentagem de votos reduzir-se para cerca de metade no espaço de três anos.

A “jogar em casa”, Ventura venceu na freguesia onde cresceu: Algueirão – Mem Martins.

Em protesto ou como alternativa real, o Chega elegeu 11 deputados pelo distrito de Lisboa, menos um do que o PS e menos quatro do que a AD.

Últimas