Contas Poupança

Quer poupar na eletricidade? A ERSE ensina a usar o simulador

Milhares de portugueses estão a desperdiçar centenas de euros porque não mudam de empresa de eletricidade. A ERSE tem um simulador que ajuda a escolher a empresa mais barata. Contudo, poucos o usam. Por isso, a ERSE decidiu ir às empresas ensinar os colaboradores a usar o comparador.

Pedro Andersson

Flávio Valente

Catarina Coutinho

Um estudo recente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) mostra que mais de metade dos portugueses só mudou uma vez de empresa de eletricidade nos últimos 10 anos. Para mudar a situação, a ERSE está a ir às empresas ensinar os colaboradores a usar o comparador para pouparem centenas de euros por ano.

O Contas-Poupança acompanhou uma visita e os resultados são surpreendentes.

"Vamos simular consigo" é uma iniciativa com poucos meses e que está a dar já alguns resultados. Qualquer empresa em Portugal continental pode inscrever-se para receber esta visita da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Colaboradores especializados analisam uma a uma as faturas dos funcionários que queiram saber se podem poupar na eletricidade.

Passo a passo para usar o simulador em casa

O Contas-Poupança já fez várias reportagens sobre como usar o simulador da ERSE. Basta ir a erse.pt e depois:

  • Aceder ao link “Simuladores” no fundo da página.
  • Escolhe eletricidade ou gás natural.
  • Indica o perfil de consumo.
  • Retira a opção “indexado ao mercado SPOT”, reservado a utilizadores avançados.

De seguida, surge então, uma lista com as empresas mais baratas.

Feitas as contas, com esta ação acompanha pelo Contas-Poupança, o consumidor descobriu que mudando de empresa de gás podia poupar 168 euros por ano e mudando de empresa de eletricidade, poderia poupar mais 240 euros. Ou seja, um total de 408 euros por ano que podiam ficar no seu bolso em vez de ir para algumas das grandes empresas.

Cada pessoa recebeu um conselho diferente, porque cada caso é um caso. Deve ter em atenção o preço do kWh, da potência contratada, mas também se tem descontos adicionais em telecomunicações, supermercados ou gasolineiras. Isso pode fazer diferença.

Como faço para mudar para a empresa mais barata do mercado?

Se nunca fez esta simulação, esta reportagem pode ajudá-lo a ganhar 100, 200, 300 ou 400 euros este ano. Mas para além de simular, tem de mudar. E isso é muito mais simples do que pensa. Basta ir à página internet da empresa que lhe interessa, escolher o tarifário exato que viu no simulador, preenche o formulário e passados oito dias já está a poupar.

Para inscrever a sua empresa, escreva "Vamos simular consigo" no motor de busca da ERSE e preencha o formulário.

Últimas