Portugal carimbou esta sexta-feira a passagem à final do Europeu de hóquei em patins, ao derrotar a Espanha nas meias-finais, em jogo disputado no Pavilhão Rota dos Móveis, em Paredes. A partida terminou empatada a duas bolas no tempo regulamentar, sendo necessária a decisão através de grandes penalidades.
Na lotaria dos penáltis, a Seleção Nacional mostrou maior eficácia e assegurou o triunfo, garantindo presença na final deste sábado, frente à França.
A Espanha, tricampeã em título, adiantou-se no marcador aos 37 minutos, por intermédio de Sergi Aragonés. Portugal reagiu de imediato e conseguiu a reviravolta, com golos de Miguel Rocha, aos 39 minutos, e Hélder Nunes, aos 42. No entanto, já no último minuto, César Carballeira restabeleceu a igualdade e levou a decisão para os penáltis.
Na lotaria das grandes penalidades, Gonçalo Alves assinou o golo decisivo, fixando o resultado em 3-2 e garantindo a passagem à final.
Depois de três derrotas na fase de grupos, Portugal chega assim à final da 56.ª edição do Europeu, em que vai defrontar este sábado, a partir das 21:45, a França, na procura do seu 22.º título continental, o primeiro desde 2016. A Espanha, por sua vez, vai discutir o terceiro lugar frente à Itália.