Todos os anos, a partir de abril, temos de entregar o IRS. Muitos portugueses aproveitam o IRS automático, mas nem sempre é a melhor opção. Neste Contas-Poupança vamos dar-lhe dicar para aumentar o reembolso.
Vamos começar com uma novidade que está a ser pouco divulgada. Talvez se lembre que o Governo criou um apoio para as empresas que aumentassem em pelo menos 5% todos os trabalhadores em 2024. E depois, se dessem um prémio até cerca de 4 mil euros, esse estaria isento de IRS para os trabalhadores.
É verdade que essas empresas são uma exceção, mas se teve a "sorte" de receber esse prémio, não se esqueça de que vai ter de o retirar do seu rendimento bruto e de o colocar num campo específico no Anexo H, no quadro 4, com o código 413, que tem a expressão "Gratificação de balanço". É o trabalhador que tem de preencher esta linha. Se não o fizer, vai desperdiçar muito dinheiro.
Vamos então às dicas mais habituais para aumentar o seu reembolso do IRS
Desde o dia 15 de março que está disponível a página final das deduções à coleta de todos os contribuintes. Atenção: não é o e-fatura, é mesmo dentro do Portal das Finanças. Pesquise "deduções" no motor de busca e vai encontrá-la.
É com os dados que aqui estiverem que o seu IRS vai ser pré-preenchido. Tente descobrir, antes de entregar o IRS, se lhe faltam faturas importantes ou se há algum erro que o pode prejudicar.
Casais: entregar em conjunto ou em separado?
Infelizmente, ainda é comum encontrar casos de unidos de facto, desempregados, sem rendimentos ou que, por passarem recibos verdes, não entregam em conjunto. Mas, podem estar a desperdiçar milhares de euros. Deve simular - sempre - e escolher a melhor opção.
IRS Jovem
Pode surgir alguma confusão, porque as regras de 2024 ainda são as antigas. Este ano ainda é só para jovens com determinados estudos e até aos 26 anos, que podem chegar aos 30 em algumas circunstâncias. No ano da entrega do próximo ano é que será para todos.
Mais uma vez, não é automático. Tem de colocar os rendimentos numa linha específica.
Incapacidade, educação e terapias
Há centenas de milhares de portugueses com uma incapacidade igual ou superior a 60%. Para pagar menos impostos, tem de registar o Atestado Multiuso nas Finanças. Mas depois há mais coisas que tem de fazer.
Há também uma linha especial para Educação e reabilitação de Saúde de pessoas com incapacidade. Se tirar os valores das linhas normais pré-preenchidas e os colocar no quadro B, na linha 606, pode aumentar o seu reembolso em muitas centenas de euros. E não se esqueça de que pode corrigir os anos anteriores, se descobrir que é vantajoso para si.
Nas próximas reportagens do Contas-Poupança, vamos falar-lhe com mais detalhe sobre como pode usar a seu favor o englobamento de rendimentos e como se declaram as mais-valias de investimentos como ETF, ações e criptomoedas.
Há cada vez mais portugueses a começar a investir em plataformas de negociação na internet ou através do telemóvel e têm muitas dúvidas sobre como é que se declaram esses ganhos no IRS.