Esta quinta-feira, Portugal continental vai estar sob aviso laranja devido à precipitação e ao vento forte, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, o estado do tempo volta a piorar com a chegada da nova depressão tropical, a Aline. Estão previstos aguaceiros fortes e rajadas de vento que podem chegar aos 110 quilómetros por hora, em especial no litoral e nas terras altas. O Norte e Centro do país, bem como Lisboa deverão ser as zonas mais afetadas.
O céu estará muito nublado ou mesmo encoberto, no entanto, com abertas, de norte para sul, a partir da tarde, informa. Há ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada.
Devido aos riscos de cheias rápidas e aos ventos fortes, o IPMA aconselha cuidados redobrados com janelas, obras e estruturas ao ar livre.
Pede ainda que sejam feitas as deslocações estritamente necessárias e que a população se afaste das zonas de praia, devido à previsão de ondulação forte.