Nove distritos de Portugal continental estão, esta terça-feira, sob aviso laranja por causa das previsões de chuva ou vento. O resto do continente está sob aviso amarelo, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro estão sob aviso laranja devido à forte precipitação e ao vento intenso. Em Vila Real e Faro estão previstas chuvas fortes, enquanto em Coimbra, Leiria e Lisboa as rajadas de vento poderão chegar aos 110km/h nas terras altas.
Portugal continental está a ser afetado pela depressão Babet. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a possibilidade de inundações, cheias e deslizamentos de terras.
Toda a costa do país está também sob aviso laranja devido à agitação marítima. Esperam-se ondas do quadrante oeste entre cinco e 5,5 metros, podendo atingir uma altura máxima de 10 metros.
Para quarta-feira está prevista uma melhoria do estado do tempo, com o levantamento dos avisos a sul do Tejo. No entanto, para quinta-feira, está previsto um novo agravamento das condições meteorológicas.