País

Fenómeno "rio atmosférico" chega a Portugal (e traz chuva)

Depois de temperaturas recorde, os termómetros vão começar a baixar já a partir desta quinta-feira. Ao largo de Portugal formou-se um fenómeno chamado "rio atmosférico".

SIC Notícias

Estamos a ter um verão fora de época, mas o tempo parece que vai mudar. Há previsões de chuva já partir desta sexta-feira e a temperatura vai descer entre 8 a 10 graus.

“Já vai começar a chover inicialmente no litoral. Esta chuva pode ser forte e acompanhada de trovoada na região do litoral norte e centro e principalmente em zonas de serra, mas no interior só começa no meio e final da tarde”, diz Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Ainda assim, o risco de incêndio vai continuar alto no Interior, mas deve baixar durante o fim de semana à medida que a chuva aparecer. O tempo instável vai manter-se e até piorar de sábado e domingo.

O fenómeno “rio atmosférico”

Na origem desta mudança no estado do tempo está um fenómeno chamado “rio atmosférico”, que se formou ao largo de Portugal.

"[esse fenómeno] dá origem a situações em que há muita humidade disponível. E se começar a chover, chove bastante", afirma Paula Leitão.

Isto pode causar chuvas repentinas e inundações. As previsões de tempo instável vão prolongar-se durante a próxima semana.

Os Açores já estão sob alerta por causa do mesmo fenómeno que se encaminha para o continente.

Últimas