Um poder curativo, milagreiro, que garante desejos aos crentes. Mais do que uma cicatriz, foi isto que uma árvore num cemitério de La Paz, na Bolívia, ganhou há uma década quando foi atingida por um raio.
Desde então são muitos os visitantes que lhe trazem oferendas, colorindo-a com moedas, flores e doces (como chupa-chupas) e até cartas colocadas nas fendas da árvore. Os pedidos variam entre amor, saúde, emprego e até o regresso de animais de estimação perdidos.
A população boliviana acredita profundamente no poder divino conferido ao que sobrevive a raios, sendo La Paz uma cidade rica em sincretismo religioso, ou seja, uma fusão de crenças.
"Esta pequena árvore tem muita energia"
Tania Arce, uma das crentes da “árvore milagrosa” costuma trazer oferendas sempre que visita o local e garante que os seus pedidos foram atendidos, tendo abandonado o seu ceticismo.
“Desde que comecei a vir cá, esta pequena árvore deu-me muitas opções, ou seja, as coisas estão a correr bem, melhor do que antes, e honestamente, eu já tenho muito. Eu não tinha muito respeito ou reverência (por isto) antes, mas agora confirmei que é verdade. Esta pequena árvore tem muita energia”, afirmou.
A popularidade da árvore já chegou, inclusive, ao TikTok. Há quem se tenha deslocado até ao cemitério de La Paz apenas depois de ter tomado conhecimento da mesma através da popular rede social.