A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou entre as 20:00 e as 7:00 desta terça-feira 394 ocorrências relacionadas com a precipitação intensa e vento forte, a maioria na Grande Lisboa e Península de Setúbal. Oito distritos de Portugal continental estão sob laranja por causa do vento e da chuva forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Espera-se um novo episódio de agravamento das condições meteorológicas, em especial de quarta para quinta-feira, como explica o climatologista Mário Marques, em entrevista na SIC Notícias.
“Potencialmente e localmente há esse risco de precipitações intensas, com inundações rápidas em meio urbano e também alguns caudais de pequenos cursos de água”, adianta Mário Marques.
“Temos um pequeno bloqueio que se irá propagar-se durante esta semana e intensificar-se. Um bloqueio a Norte, um anticiclone sobre a Escandinávia e parte das ilhas britânicas", que condiciona “a evolução das depressões no seu fluxo normal”, começa por referir o climatologista, esclarecendo que as condições meteorológicas atuais são normais para esta altura do ano.
"A depressão Babet irá produzir precipitações intensas, ondulação forte na costa ocidental, até 5/ 6 metros, e também há algum vento associado, sobretudo no Minho, Douro litoral, Aveiro, e também nas terras altas, poderá chegar aos 80 km/hora. Esta situação irá desagravar-se a partir da noite de hoje e amanhã será um dia de transição, o dia 18, com alguns aguaceiros também", adianta Mário Marques.
O climatologista do Planoclima sublinha que “quarta-feira à noite, entre o jantar e a hora de transição do dia para quinta-feira, madrugada, prevê-se um pico de precipitação intenso no Noroeste peninsular.
Poderá provocar situações de inundações, alagamentos via pública, infiltrações e depois, durante o decorrer do dia, sobretudo na tarde, poderá afetar a região Centro, os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja.
Aí penso que com uma maior gravidade, sobretudo durante a parte da tarde de quinta-feira, portanto esta situação poderá ser mais grave do que durante o dia de hoje", refere Mário Marques que alerta também para a possibilidade de precipitação intensa e vento forte no litoral alentejano e no Algarve.