País

Radares de velocidade não são "caça" à multa

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária garante que os radares ajudam a reduzir o número de vítimas nas estradas. Esta sexta-feira entram em vigor mais de 30 novos radares, incluindo radares de velocidade média.

SIC Notícias

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) garante que, nos locais onde estão instalados radares de velocidade, houve uma diminuição do número de acidentes e de vítimas mortais. Assegura ainda que o objetivo destes novos radares, que entram em vigor esta sexta-feira, não é uma “caça” à multa.

“Os radares estão perfeitamente identificados, sabe-se qual é o local, sabe-se qual é a velocidade calculada. É transparente, podem consultá-los todos no radaresavista.pt e, portanto, o conceito de caça, que é normalmente uma coisa surpresa, deixa de fazer sentido”, afirma Rui Ribeiro da ANSR.

Além disso, refere ainda que nos locais onde foram colocados radares de velocidade, “houve uma diminuição do excesso de velocidade para metade”, que também se materializou em numa redução do número de vítimas.

“Nesses mesmos locais, nos locais do sistema de radar sincro, houve, nos últimos 7 anos, uma diminuição em 74% das vítimas mortais e uma diminuição em 36% do número de acidentes com vítima.”

Últimas