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Saiba onde vão estar os 12 novos radares de velocidade média

A partir de 1 de setembro, há 37 novos radares de velocidade de norte a sul de Portugal. Desta vez há uma novidade: dos 37, 12 medem a velocidade média em vez de a instantânea. Os locais foram escolhidos com base numa avaliação aos locais e às causas de acidentes.

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Rita Rogado

O controlo da velocidade nas estradas vai estar mais apertado. A partir de 1 de setembro, vai haver 37 novos radares, que se juntam aos 61 já existentes. Desta vez, além do controlo instantâneo, alguns novos aparelhos medem a velocidade média, uma nova tecnologia em Portugal.

De norte a sul do país, ao todo, serão 37 os novos radares onde pode apanhar uma multa, se estiver em excesso de velocidade.

Os novos radares que vão estar em funcionamento a partir do próximo mês juntam-se aos 61 já existentes. São da responsabilidade do projeto Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO).

Os locais foram decididos com base numa avaliação à zona de acidentes e às causas dos mesmos, informa a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Radares de velocidade média

Dos 37 novos radares, 12 vão medir a velocidade média, uma novidade em Portugal. Isto é, calculam a distância entre dois pontos e o tempo que o condutor demora a percorrê-la.

Estes aparelhos vão estar em quatro autoestradas (A1, A3, A25 e A42), três estradas nacionais (EN10, EN109 e EN211) e dois itinerários complementares (IC 2 e IC19).

A1

Mealhada/Anadia (217,4 quilómetros)

Santarém (65,2 quilómetros)

A3

Braga (38,1 quilómetros)

Trofa (16,9 quilómetros)

A25

Águeda (42,5 quilómetros)

A42

Paços de Ferreira (9,1 quilómetros)

EN10

Montijo (75,7 quilómetros)

Vila Franca de Xira (110,7 quilómetros)

EN109

Figueira da Foz (100,7 quilómetros)

EN 211

Marco de Canaveses (1,4 quilómetros)

IC2

Loures (9,8 quilómetros)

IC19

Sintra (8,2 quilómetros)

Radares de velocidade instantânea

Além dos radares de velocidade média, vai haver os habituais de velocidade instantânea. Os 25 radares vão estar localizados, sobretudo, em estradas nacionais.

A1

Vila Nova de Gaia (292,4 km);

Vila Nova de Gaia (292,9 km);

A2

Albufeira (233,1 km);

A7

Guimarães (33,3 km; 33,7 km);

A44

Vila Nova de Gaia (4,5 km)

EN5

Montijo (6 km)

EN14

Maia (6,1 km);

EN18

Belmonte (19,6 km);

EN101

Guimarães (110,7 km);

EN103

Barcelos (22,9 km);

EN105

Santo Tirso (20 km);

EN109

Figueira da Foz (110,4 km);

EN119

Benavente (28 km)

EN125-10

Fato (1,4 km),

EN206

Fafe (46 km);

EN234

Nelas (88,7 km)

EN251

Coruche (39,2 km)

EN252

Palmela (5,2 km; 9 km)

EN260

Beja (13,4 km)

IC2

Coimbra (183,3 km)

Águeda (239 km)

IC17

Loures (19,1 km)

IP7

Lisboa (3,4 km)

A ANSR disponibilizou online um mapa dos locais, divididos por distritos, onde o controlo de velocidade vai ser feito (e ainda uma listagem).

Em breve, mas sem data anunciada, vão entrar em funcionamento outros 25 novos radares.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) o "papel inequívoco" no combate aos acidentes rodoviários. Após a instalação de radares, em 2016, registaram-se menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de mortes e menos 44% de feridos graves.

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