Guerra Rússia-Ucrânia

Morte de Prigozhin "não é favorável" para Putin

O comentador da SIC José Milhazes diz não esperar uma reação de Vladimir Putin à morte de Prigozhin. No dia da queda do avião onde seguida o líder do grupo Wagner, a televisão russa falou "apenas 30 segundos" da queda. Para José Milhazes "isso já mostra alguma coisa".

José Milhazes

José Milhazes não espera uma reação do Presidente da Rússia à morte de Yevgeny Prigozhin, líder do grupo Wagner. O comentador da SIC considera que a queda do jato privado pode ter consequências negativas para Vladimir Putin.

Na Edição da Manhã, refere que é normal aparecerem "teorias da conspiração". No entanto, acredita que o líder do grupo Wagner morreu, assim como o chefe militar do grupo e o tesoureiro.

"A reação de Putin não se espera (...). Não é obrigatório que venha falar", defende.

Um jato privado despenhou-se na quarta-feira perto de Moscovo e todos os ocupantes morreram. O líder do grupo Wagner era um dos passageiros. Os corpos já foram recuperados, mas terão de ser identificados através de testes de ADN.

No dia da queda do avião, os principais canais russos dedicaram "30 segundos cada" à notícia. "Isto já mostra alguma coisa", salienta José Milhazes.

O comentador da SIC lembra a "traição pública" de Prigozhin:

"Ousou desafiar o poder na rua. Isso é imperdoável para a Rússia".

Consequências para Putin

No entanto, o comentador da SIC considera que esta morte pode ter consequências negativas para o Presidente da Rússia por agudizar a "imagem de terror e repressão".

"Prigozhin é popular na alta ultrapatriota que é bastante aguerrida e que o apoiavam no sentido de que consideravam que Putin e o ministro da Defesa e o Chefe do Estado-Maior não estavam a realizar a guerra da melhor forma", acrescenta.

Se esse grupo deixar de apoiar o Presidente da Rússia, pode ser difícil controlá-los, explica José Milhazes, acrescentando que alguns já estão presos por terem criticado as forças armadas.

Além disso, a queda do avião não é favorável para Putin porque desviou as atenções de "coisas muito importantes" para o Presidente.

"Na Rússia está tudo concentrado nas redes sociais".

Para os apoiantes do líder do grupo Wagner que não querem apontar o dedo a Vladimir Putin como responsável pela queda do avião, apontam ao ministro da Defesa e ao Chefe do Estado-Maior-General d as Forças Armadas da Rússia.

Questionado se o afastamento Sergei Surovikin pode estar relacionado com o desaparecimento de Prigozhin, acredita que pode ser coincidência, no entanto, faz depender essa relação das duas versões da história.

Últimas