Eleições nos EUA

Discurso "no segredo dos deuses": Oprah Winfrey apareceu de surpresa na Convenção Democrata

Oprah chegou de surpresa e foi recebida com entusiasmo pelo público. No discurso, apelou ao voto em Kamala Harris e criticou declarações do candidato republicano a vice-presidente.

A empresária e ex-apresentadora Oprah Winfrey a discursar na Convenção Democrata, em Chicago, nos Estados Unidos da América
Mike Segar

Ana Rute Carvalho

A ex-apresentadora e empresária Oprah Winfrey foi a surpresa do terceiro dia da Convenção Democrata, que está a decorrer em Chicago.

No discurso, apelou aos norte-americanos para votarem em Kamala Harris, nas eleições de novembro, e escolherem assim o "otimismo e a inclusão" em vez "da retribuição e do cinismo" de Donald Trump.

Oprah chegou de surpresa e foi recebida com entusiasmo pelo público. Segundo o The New York Times, o discurso da empresária estava no "segredo dos deuses" e apenas alguns dos organizadores da convenção sabiam que ia acontecer.

Pela primeira vez a discursar numa convenção democrata, Oprah falou sobre a integração escolar, preservação da democracia e direitos humanos. Criticou também as declarações do candidato republicano a vice-presidente, J.D. Vance, que em 2021 descreveu os Estados Unidos como um país governado por "um bando de solteironas sem filhos e amantes de gatos".

"Quando uma casa está a arder, não perguntamos ao dono sobre a sua raça ou religião. Tentamos apenas fazer o melhor que conseguimos para o salvar. E se essa casa pertencer a uma solteirona sem filhos e com gatos, tentamos também tirar os gatos de lá."

Descrevendo-se como independente, apesar das doações feitas ao Partido Democrata, Oprah apelou a "todos os independentes e indecisos" para "escolherem a verdade, a honra e a felicidade", em novembro.

Últimas