Eleições na Madeira 2024

"De vitória em vitória, até à derrota final" diz Alberto João a Miguel Albuquerque

O antigo presidente do Governo Regional da Madeira, entre 1978 e 2015, recomendou ainda a demissão de Miguel Albuquerque. O PSD venceu as eleições no arquipélago, mas sem maioria.

Bruno Castro Ferreira

SIC Notícias

Alberto João Jardim, antigo presidente do Governo Regional da Madeira, lembrou as maiorias absolutas que teve entre 1976 e 2015 e recomendou a Miguel Albuquerque, o atual líder do PSD no arquipélago, que se demita.

O ex-governante afirmou que os resultados do PSD na Madeira - vitória nas eleições, mas sem maioria, com 36,1% - foram terríveis.

Em entrevista à SIC, Alberto João Jardim diz sentir que "ele [Miguel Albuquerque] não consegue criar unidade no partido, o PSD no meu tempo era a armada".

Quando ouviu o candidato do PSD celebrar, na noite de domingo, a vitória nas eleições, pensou na história de "de vitória em vitória até à derrota final”.

O PS ficou em segundo lugar, conseguindo entre 21% e 25% da votação. Quem teve uma subida clara foi o JPP, que a projeção indica como terceira força política, reunindo a preferência de 16% a 19% dos eleitores.

Segue-se o Chega, que conseguiu entre 8% a 11% dos votos. Desta forma, deverá eleger entre 3 e 5 deputados (atualmente tem 4).

Últimas