Eleições na Madeira 2024

PSD vence na Madeira, mas precisa de “geringonça”

BE e CDU não conseguem eleger qualquer deputado e o CDS perde um. No sentido contrário, o JPP é o partido que mais cresce, quase duplicando os deputados eleitos. PS, Chega, IL e PAN mantém o número de deputados.

GREGÓRIO CUNHA/LUSA

Rita Carvalho Pereira

É oficial: o PSD é o vencedor das eleições regionais na Madeira, mas vai ter de trabalhar numa “geringonça”, se quiser formar Governo. Fica a cinco deputados da maioria. Recorde-se que houve já partidos, como o Chega e o PAN, que declararam que não iriam unir-se aos sociais-democratas.

Finalizada a contagem dos votos, o PSD elege 19 deputados (perde um) - com 36,13% dos votos - e o PS fica com 11 deputados (mantém o número que já tinha) - com 21,32%.



O JPP protagoniza a grande subida da noite, passando de 5 para 9 mandatos - com 16,89% dos votos.

O Chega repete o resultado das últimas eleições e fica com 4 deputados - com 9,23% dos votos - , enquanto o CDS fica-se por 2 deputados (perde um) - com 3,96%.

A IL - com 2,56% - e o PAN - com 1,86% - conseguem manter a presença parlamentar e eleger um deputado cada um (a mesma representação que tinham até aqui).

Derrota pesada para o BE - com 1,41% - e para a CDU - com 1,63% -, que são ambos empurrados para fora do parlamento regional – perdendo os deputados únicos que tinham.

Estas eleições acontecem depois de o Presidente da República ter dissolvido o parlamento madeirense, na sequência da crise política desencadeada pelas suspeitas de corrupção que envolveram o presidente do governo regional, Miguel Albuquerque.

Últimas