A ASAE realiza, esta quarta-feira, a "maior operação de fiscalização" de preços praticados em supermercados. A operação nacional conta com 45 brigada e 90 inspetores.
O objetivo da operação, que se realiza no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, é perceber se existe diferença entre os preços marcados e os que são depois cobrados nas caixas. Os inspetores procuram também situações em que o peso dos alimentos referido nas embalagens não corresponde ao peso real.
Se os inspetores identificarem alguma irregularidade nos preços e pesagens dos alimentos, o processo será entregue ao Ministério Público, uma vez que a especulação de preços é um ilícito criminal.
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, disse recentemente que em quatro meses foram levantados 70 processos crimes relacionados com a especulação em supermercados.
A operação de fiscalização deverá durar todo o dia. Esta iniciativa acontece numa altura em que as famílias gastam cada vez mais para comprar bens alimentares e que o cabaz de bens essenciais registou uma subida próxima dos 30%, em comparação com o ano passado.