Economia

DECO propõe 18 medidas para sobreviver à crise

A criação de um observatório de preços e a redução do IVA para 6% em todas a componentes da fatura de eletricidade e do gás são duas das 18 sugestões do roteiro da DECO que pretende incentivar o debate público sobre as condições de vida dos consumidores.

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SIC Notícias

No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) apresenta um roteiro com 18 sugestões para as famílias sobreviverem à crise.

A DECO pretende incentivar o debate público sobre as condições de vida dos consumidores e assegurar a tomada de decisões que possam "promover o bem estar social e económico dos cidadãos".

Com as soluções apresentadas neste roteiro, a DECO diz acreditar que as famílias "conseguirão ultrapassar a crise, assegurando a salvaguarda dos seus direitos e interesses por todos os setores da economia nacional".

As 18 medidas apresentadas pela DECO

Alimentação

  • Constituição de um Observatório dos Preços que fiscalize a evolução dos preços dos bens, bem como das práticas comerciais.
  • Criação de legislação que reforce a transparência e a obrigação de informação ao consumidor em produtos alvo de reduflação (prática comercial que consiste na redução do tamanho ou da quantidade embalada de um produto, mantendo-se ou aumentando o preço de venda).
  • Reforço da oferta de produtos de marca própria e nacionais com especial enfoque num cabaz de bens essenciais.

Habitação

  • Incentivos fiscais, financeiros e sociais que garantam um verdadeiro equilíbrio e oferta no mercado.
  • Criação de programas inclusivos e adaptados às necessidades de todos os consumidores que incluam o arrendamento e a aquisição de habitação própria e permanente.
  • Medidas simples e pouco burocráticas de apoio ao desempenho energético habitacional para todos os consumidores.

Energia

  • Redução de IVA para 6% em todas as componentes da fatura de eletricidade e gás natural.
  • Reavaliação dos critérios da tarifa social tendo em consideração o atual contexto da inflação e alargamento dos beneficiários relativamente ao gás natural.
  • Simplificação e apoio para a mudança de comercializador.

Comunicações Eletrónicas

  • Disponibilização, por parte de todos os operadores, de um Pacote Económico de Serviços que inclua telefone (fixo e móvel), internet e TV (número reduzido de canais, mas de oferta variada), a preços reduzidos e sem contrapartidas.
  • Interdição, através de medidas excecionais e temporárias de aumentos anuais dos serviços de comunicações superiores à média ponderada da taxa de inflação dos últimos 10 anos, podendo ser renovadas.
  • Proibição do aumento dos preços e taxas aplicáveis a serviços postais durante 2023.

Água e Resíduos

  • Aplicação obrigatória da Tarifa Social por todas as entidades gestoras e em todas as vertentes: abastecimento, saneamento e resíduos.
  • Aprovação do Regulamento da Qualidade do serviço.
  • Tarifas de Resíduos que premeiem quem separe para reciclar.

Mobilidade

  • Direito ao reembolso por parte de titulares de passes em caso de greve.
  • Criação de tarifa social para os transportes públicos coletivos.
  • Aplicação de Isenção de IVA no transporte ferroviário incluindo o suplemento de bagagem pelo transporte de bicicletas e trotinetes.

"Estamos a lançar um ultimato ao Parlamento para que ajude o consumidor a sobreviver à crise"

Muitas destas medidas já tinham sido apresentadas ao Governo há um ano “mas não tivemos resposta”, disse à SIC Notícias Paulo Fonseca, coordenador do Departamento Jurídico da DECO.

"Por isso, estamos a lançar um ultimato à Assembleia da República para que tome a iniciativa de finalmente ajudar o consumidor a sobreviver à crise".

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