Contas Poupança

A importância de escolher um bom PPR: as simulações do Contas-Poupança

Nas últimas décadas, milhares de portugueses perderam dinheiro por terem escolhido PPRs com mais comissões do que rendimento. O que é que deve fazer? Eis as dicas do Contas-Poupança.

Pedro Andersson

Dois milhões de portugueses têm um PPR, mas muitos nem fazem ideia de quanto estão a render.

Um estudo feito por uma sociedade gestora de Fundos de Investimento revela que nas últimas décadas milhares de portugueses perderam dinheiro por terem escolhido PPRs com mais comissões do que rendimento.

Por outro lado, há PPRs a render em média 8% e 9% ao ano, mas são praticamente desconhecidos.

Só para perceber a importância de escolher um bom PPR, vamos usar um dos muitos simuladores que pode encontrar na Internet, como, por exemplo, o da Caixa-Geral de Depósitos.

Se começar um PPR aos 25 anos, com 100 euros por mês, que cresça uma média de 6% ao ano, terá na idade da reforma cerca de 300 mil euros.

Agora, imagine que os pais começavam o mesmo PPR para um filho desde os 16 anos. Com apenas mais nove anos de contribuições, o valor passaria para mais de 550 mil euros.

O que é que deve fazer? Peça ainda esta semana à instituição onde tem o seu PPR um extrato com todo dinheiro que já subscreveu e o saldo que tem neste momento.

Últimas