Vários dirigentes do PSD estão reunidos com Luís Montenegro esta tarde em São Bento, onde vai decorrer um Conselho de Ministros extraordinário a que se seguirá, pelas 20h00, uma declaração ao país de Luís Montenegro.
Para além de ministros, pelo menos dois dirigentes sociais-democratas já chegaram à residência oficial do primeiro-ministro: Leonor Beleza, a primeira vice-presidente do PSD e António Leitão Amaro, que apesar de pertencer ao Governo também faz parte da direção do PSD.
Também o Secretário-Geral do PSD Hugo Soares se deslocou a São Bento, apesar de não fazer parte do Governo.
Isto pode significar várias coisas: desde logo que Luís Montenegro já terá decidido o que vai fazer e decidiu comunicá-lo primeiro à direção do PSD. Este cenário indica que está aqui reunida a direção do PSD antes do Conselho de Ministros.
A presença do líder parlamentar pode acrescentar um dado extra: pode trata-se de uma questão confiança. Isto porque o primeiro-ministro disse na declaração que fez à Câmara do Porto antes do encontro no Porto com Macron que só é possível servir o país sem mácula se as pessoas acreditarem em quem está ao serviço, a exercer a função de primeiro-ministro.