País

Assis defende Pedro Nuno: "Não acho que haja nenhuma contradição sobre a imigração"

Francisco Assis diz que não há "contradição nenhuma" nas palavras do secretário-geral do Partido Socialista até porque considera importante que "que um partido de esquerda democrática apresenta com toda a clareza a sua oposição sobre a imigração".

SIC Notícias

O eurodeputado do Partido Socialista, Francisco Assis, diz que não há contradição nas palavras de Pedro Nuno Santos sobre a imigração. Esta sexta-feira à tarde, na SIC Notícias, garantiu que o secretário-geral abriu as portas para que o tema fosse debatido dentro do partido.

“Eu creio que ele coloca em termos gerais a questão de forma correta. (...) Na questão de fundo não acho que haja contradição nenhuma e acho que até é importante que um partido de esquerda democrática apresenta com toda a clareza a sua oposição sobre a imigração. A imigração não pode estar entregue nem a um discurso de natureza racista e xenófoba que caracteriza grande parte da extrema direita europeia, nem a discurso meramente moralista e proclamatório, mas que verdadeiramente não tem dimensão política e que acaba por não ter resposta para os problemas”.

Em entrevista ao jornal Expresso, Pedro Nuno Santos apontou erros nas decisões do partido em relação à imigração “nos últimos anos”, nomeadamente na questão da manifestação de interesse, mecanismo que não pretende recuperar.

Para Francisco Assis, "a questão da manifestação de interesse , eu julgo que na altura em que ela foi aplicada se justificou plenamente, também abre portas para uma discussão séria e livre no interior do partido socialista e é isso que eu espero que aconteça".

Sobre as críticas, Pedro Nuno diz que devem ser encaradas "com normalidade"

A posição do secretário-geral socialista gerou algumas críticas. Eurico Brilhante Dias assumiu-se mesmo “incomodado” com o “léxico usado”, Ana Catarina Mendes confessou-se “estupefacta” e diz vê “com grande preocupação" as declarações. José Luís Carneiro diz que declarações “assentam em pressupostos errados”.

Por outro lado, Ana Gomes elogiou a posição e, nas redes sociais, escreveu que Pedro Nuno Santos “tem razão”.

Esta sexta-feira à noite, já depois das reações, Pedro Nuno Santos falou aos jornalistas. Disse que devem ser encaradas "com normalidade" e garantiu que não mudou de opinião relativamente à manifestação de interesse.

Últimas