A antiga ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, mostrou-se esta sexta-feira estupefacta com a "mudança de posição" do Partido Socialista (PS) sobre a imigração e o discurso sobre aceitação de culturas, criticando uma aproximação à agenda da direita e extrema-direita.
Em entrevista na Grande Edição, da SIC Notícias, a eurodeputada socialista mostrou-se preocupada com o discurso do secretário-geral, Pedro Nuno Santos, que já tinha criticado depois de o partido ter apoiado a decisão do Governo em terminar com a manifestação de interesse.
"Tenho duas discordâncias nas declarações de Pedro Nuno Santos. Primeiro, já o critiquei quando o Governo acabou com a manifestação de interesse, também defendida pelo Partido Socialista. Em segundo lugar, tenho uma enorme preocupação, que é o encontro do discurso da direita. Não sei o que é isto dos valores nacionais, de Portugal", afirmou a socialista.
Ana Catarina Mendes "estupefacta" com aproximação do PS à agenda da direita na imigração
Ana Catarina Mendes reiterou ainda que nos últimos 30 anos, o Partido Socialista contribuiu para uma boa política de integração e acolhimento de imigrantes e para houvesse uma boa lei de estrangeiros e de asilo em Portugal.