O Presidente da Assembleia da República recusou-se, esta quarta-feira, a fazer comentários sobre a atual situação política do país, no dia seguinte à demissão do primeiro-ministro. Augusto Santos Silva diz que é preciso esperar pela decisão de Marcelo Rebelo de Sousa.
À chegada a uma apresentação de um livro, em Lisboa, Augusto Santos Silva recusou fazer comentários sobre a crise política, afirmando que “agora temos de aguardar a decisão do Presidente da República”.
“Amanhã intervirei no Conselho de Estado, como é meu dever”, afirmou.
“Convoquei já os líderes parlamentares para sexta-feira de manhã, para consoante seja a decisão do Presidente da República, assim organizarmos os trabalhos parlamentares”, acrescentou Augusto Santos Silva.
Concluindo dizendo “não tenho mais nada a dizer”.
Demissão de António Costa
O primeiro-ministro, António Costa, pediu na terça-feira a demissão ao Presidente da República, que a aceitou.
António Costa é alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça, após suspeitos num processo sobre negócios de lítio e hidrogénio terem invocado o seu nome como tendo intervindo para desbloquear procedimentos nos projetos investigados.
O Presidente convocou para esta quarta-feira os partidos para uma ronda de audiências no Palácio de Belém, em Lisboa, e vai reunir o Conselho de Estado na quinta-feira, dia em que está previsto falar ao país.
António Costa recusou a prática "de qualquer ato ilícito ou censurável" e manifestou total disponibilidade para colaborar com a justiça "em tudo o que entenda necessário".