País

IL volta a desafiar António Costa a visitar centro de saúde de Algueirão-Mem Martins

No centro de saúde de Algueirão-Mem Martins, milhares de utentes continuam sem médico de família. Sentem-se obrigados a ir de madrugada para tentar marcar consulta, sobretudo no primeiro dia de cada mês.

SIC Notícias

O presidente do Iniciativa Liberal, Rui Rocha, voltou a desafiar o primeiro-ministro a visitar o centro de saúde de Algueirão-Mem Martins, no conselho de Sintra. Os utentes sem médico de família fazem fila desde a madrugada para tentar marcar uma consulta. Esta sexta-feira, não conseguiram.

O centro de saúde de Algueirão-Mem Martins é o maior do país. Foi inaugurado há dois anos pelo primeiro-ministro, António Costa, mas os problemas não se resolveram com as novas instalações.

Milhares de utentes continuam sem médico de família e sentem-se obrigados a vir de madrugada para tentar marcar consulta, sobretudo no primeiro dia de cada mês.

Agora há uma novidade: a marcação de consultas pode ser feita também por email ou através do preenchimento de um formulário, que foi o que aconteceu a todas estas pessoas. Mas ao contrário do que era hábito, esta sexta-feira ninguém saiu com consulta marcada.

O Iniciativa Liberal esteve a falar com os utentes, pela terceira vez em quatro meses. O líder do partido voltou a desafiar António Costa para uma visita conjunta.

Para Rui Rocha o anúncio da reforma do SNS com a gestão conjunta de hospitais e centros de saúde não vai resolver o problema. A solução deve ser o recurso ao privado. A proposta dos liberais para uma nova lei de bases da saúde deverá ser discutida em breve no Parlamento.

Últimas