A CP suprimiu mais de metade dos 253 comboios programados para entre as 00:00 e as 08:00 desta terça-feira devido ao segundo dia de greve dos trabalhadores da transportadora e da Infraestruturas de Portugal, segundo um balanço da empresa.
De acordo com um balanço feito pela CP hoje de manhã à Lusa, dos 253 comboios programados entre as 00:00 e as 08:00, foram realizados 106 e suprimidos 147 (58,1%).
A CP - Comboios de Portugal indica que estavam programados 73 comboios regionais e inter-regionais, tendo sido suprimidos 40 e realizados 33.
Quanto aos urbanos de Lisboa, estavam previstos 115, foram suprimidos 76 e efetuados 39.
De acordo com a empresa, nos urbanos do Porto, estavam programados para aquele período 53, foram realizados 29 e suprimidos 24.
No que diz respeito aos comboios de longo curso, estavam previstos 12, foram suprimidos sete e realizados cinco.
Segundo de 4 dias de greve
Esta terça-feira é o segundo dia de greve alternada dos trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP), num protesto pelo impasse nas negociações salariais.
O Tribunal Arbitral já tinha decretado serviços mínimos, o que significa que apenas 25% dos comboios previstos deverão circular.
Esta segunda-feira, dos quase mil comboios programados, mais de 750 foram suprimidos.
A paralisação acontece porque os trabalhadores exigem aumentos salariais que acompanhem a subida da inflação no ano passado.
A CP alertou na sexta-feira para "fortes perturbações" na circulação dos comboios entre as 00:00 de 27 de fevereiro e as 23:59 de 02 de março, devido a greve, havendo serviços mínimos decretados para dois daqueles dias.
Na origem do comunicado da CP - Comboio de Portugal está a greve convocada pelos Sindicatos SINFA, ASCEF, ASSIFECO, FENTCOP, SINFB, SIOFA, STF, STMEFE, SINAFE para os dias 27 de fevereiro e 01 de março e pelo SNTSF para os dias 28 de fevereiro e 02 de março.
Pode pedir reembolso
Os clientes que já tenham comprado bilhetes para o Alfa Pendular, Intercidades, bem como para os serviços Internacional, InterRegional e Regional, podem pedir o reembolso "no valor total do bilhete adquirido ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".
A mesma informação da CP adianta ainda que o reembolso pode ser pedido nas bilheteiras ou através do site cp.pt, através do preenchimento de um formulário online, com o envio da digitalização do original do bilhete, bem como indicação do nome, morada, IBAN e NIF, até dez dias após terminada a greve.
Os bilhetes podem ser revalidados gratuitamente nas bilheteiras ou em myCP, caso tenham sido comprados online ou através da aplicação da CP, até aos 30 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente.
[Notícia atualizada às 08:54]