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De Lisboa ao Porto: como a greve na CP afetou a vida de milhares de passageiros

Entre os utentes dos transportes públicos, há quem esteja solidário com os trabalhadores em greve, mas também há quem diga que percebe, mas não suporta mais atrasos.

Estação de São Bento, Porto
ESTELA SILVA

SIC Notícias

A greve dos trabalhadores da CP levou à supressão, até às 14:00 desta segunda-feira, de 509 comboios de um total de 687 programados, de acordo com dados divulgados pela transportadora.

Assim, no período em análise, a operadora suprimiu 74,1% dos serviços previstos, tendo efetuado apenas 178 comboios, ou seja, cumprindo os serviços mínimos.

No serviço de longo curso, a CP suprimiu 29 comboios de 39 programados, sendo que no serviço regional não se realizaram 135 comboios de 183 programados.

Nos urbanos de Lisboa foram suprimidas 242 composições de 326 previstas e no Porto não se realizaram 103 comboios de 139 programados.

Entre os utilizadores de transportes públicos há quem esteja solidário com os trabalhadores em greve, mas também há quem diga que percebe, mas não suporta mais atrasos.


No Porto, o cenário foi semelhante com muitos passageiros descontentes devido à paralisação. Durante a manhã, foram poucos os comboios que passaram pela estação de Campanhã. Apenas as viagens previstas nos serviços mínimos, à volta de 25%, acabaram por se realizar.

Entre os clientes da CP que se foram juntando na estação à espera do próximo comboio ouviu-se algum descontentamento com a falta de soluções.

Os trabalhadores da CP deram hoje início a mais greves, com a transportadora a alertar para "fortes perturbações" até 02 de março, num protesto pelo impasse nas negociações salariais que também envolve a Infraestruturas de Portugal (IP).

A CP alertou na sexta-feira para "fortes perturbações" na circulação dos comboios entre as 00:00 de 27 de fevereiro e as 23:59 de 02 de março, devido a greve, havendo serviços mínimos decretados para dois daqueles dias.

Na origem do comunicado da CP - Comboio de Portugal está a greve convocada pelos Sindicatos SINFA, ASCEF, ASSIFECO, FENTCOP, SINFB, SIOFA, STF, STMEFE, SINAFE para os dias 27 de fevereiro e 01 de março e pelo SNTSF para os dias 28 de fevereiro e 02 de março.

Pode pedir reembolso

Os clientes que já tenham comprado bilhetes para o Alfa Pendular, Intercidades, bem como para os serviços Internacional, InterRegional e Regional, podem pedir o reembolso "no valor total do bilhete adquirido ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".

A mesma informação da CP adianta ainda que o reembolso pode ser pedido nas bilheteiras ou através do site cp.pt, através do preenchimento de um formulário online, com o envio da digitalização do original do bilhete, bem como indicação do nome, morada, IBAN e NIF, até dez dias após terminada a greve.

Os bilhetes podem ser revalidados gratuitamente nas bilheteiras ou em myCP, caso tenham sido comprados online ou através da aplicação da CP, até aos 30 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente.

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