Cientistas chineses criaram produto que parece arroz mas é batata. Faz parte de um plano para reforçar a segurança alimentar na China.
Arroz transformado em batata. Assim é o produto desenvolvido por investigadores da Academia Chinesa de Ciências. Alteraram propriedades macromoleculares do amido da batata para criar um produto que se assemelha ao arroz.
O produto inovador transforma as batatas, que têm bons rendimentos e ampla adaptabilidade mas uma vida útil curta, num alimento popular na China.
As batatas podem ser plantadas na maior parte do país.
A linha de produção já está em funcionamento desde novembro na província de Yunnan, no sudoeste da China. A nova tecnologia consegue processar 20 toneladas de batatas por hora.
"Espera-se que a linha de produção processe cerca de 2.500 toneladas de batata fresca por ano, produzindo 1.000 toneladas de arroz transformado em batata, aumentando o valor da produção em mais de dez vezes", afirma Li Yulin, chefe da empresa que administra a nova linha de produção.
As autoridades dizem que o arroz transformado em batata tem 27% mais proteína do que o arroz refinado. Pode ser armazenado em temperatura ambiente por um longo período de tempo e cozido numa panela como o arroz 'normal'. A quantidade de água e tempo de confecção são muito menores do que os do arroz.