A marca extraordinária alcançada por Gout Gout em Brisbane, no estado de Queensland, no Nordeste da Austrália, este fim de semana, não foi homologada devido ao vento demasiado favorável. Ainda assim, e apesar das elevadas temperaturas, o jovem prodígio do atletismo conseguiu no mesmo dia realizar a melhor marca do ano nos 200 metros, ao correr a distância em 20,05, uma décima abaixo do seu recorde pessoal.
Foi em dezembro de 2024 que Gout Gout se tornou conhecido ao realizar a marca de 20,04 segundos, o tempo mais rápido alguma vez alcançado nos 200 metros por um atleta de 16 anos.
Essa marca bateu o recorde pessoal de Usain Bolt na mesma idade e o recorde australiano de Peter Norman (20,06) nos Jogos Olímpicos de 1968.
Filho de migrantes do Sudão do Sul, país devastado pela guerra, Gout tem sido comparado a Usain Bolt e o próprio atleta jamaicano reconheceu essa semelhança, num comentário publicado nas redes sociais quando o jovem australiano começou a dar que falar.
"Ele parece-se comigo quando eu era jovem", escreveu Bolt num post no Intagram.
Gout Gout não esconde as suas ambições e já declarou que se quer tornar o primeiro australiano a quebrar a barreira de 20 segundos nos 200 metros e o segundo a quebrar a barreira de 10 segundos nos 100 metros, onde o seu melhor tempo oficial é 10,17.
A próxima oportunidade para o jovem prodígio alcançar as marcas que deseja será a 29 de março no Meeting Maurie Plant, em Melbourne, na Austrália.