Há nove anos que Abdul Rahman Makhlouf pratica ginástica em cadeira de rodas, na esperança de um dia alcançar um Recorde Mundial do Guinness.
O jovem de 19 anos afirma que é o único atleta com deficiência na Jordânia que pratica calistenia e o faz sem receber apoio de nenhum clube ou organização.
“Como pessoa com deficiência que pratica desporto, não tenho recebido praticamente nenhum apoio do meu país, nem em relação aos meus direitos como pessoa com deficiência - como transporte público, locomoção e emprego. Geralmente, em todos os aspetos da vida, enfrento dificuldades para andar com a cadeira de rodas, tenho dificuldades para me deslocar de um lugar para outro”, afirma Abdul, em entrevista à agência Reuters.
Devido à falta de apoios e de um espaço próprio para treinar, usa equipamentos públicos de ginástica de um parque em Amã, capital da Jordânia. Foi aí que exibiu à reportagem da Reuters uma impressionante demonstração de força, enquanto carregava o peso da sua cadeira de rodas, amarrada à parte inferior do corpo.
A calistenia, que Abdul pratica, é uma modalidade que usa o peso do próprio corpo para desenvolver a agilidade, a força e a resistência sem utilização de halteres e similares.