Olhares pelo Mundo

Gosta de jogar ténis? Esta é a ferramenta ideal para quem sonha chegar ao top da modalidade

A tecnologia, desenvolvida pela startup norueguesa SportAI, utiliza tecnologia biométrica para aperfeiçoar o treino e fornecer aos atletas de todo o mundo feedback instantâneo e em tempo real.

Elisa Macedo

Ana Isabel Pinto

A Inteligência Artificial (IA) está a permitir que jogadores de ténis amadores comparem a sua técnica com a de qualquer um dos melhores jogadores do mundo e descubram o que precisam de fazer para melhorar.

A tecnologia, desenvolvida pela startup norueguesa SportAI, utiliza tecnologia biométrica para aperfeiçoar o treino e fornecer aos atletas de todo o mundo feedback instantâneo e em tempo real.

"Com os avanços na visão computacional, podemos usar cada pixel do vídeo para ser como um sensor colocado no corpo e fazer comparações sem a necessidade de qualquer outro sensor físico no jogador", explica Lauren Pedersen, co-fundadora e CEO da SportAI, em entrevista à agência Reuters.

A plataforma - atualmente disponível apenas para empresas - analisa vídeos gravados em telemóveis, câmaras montadas em campos de ténis ou transmissões em direto, comparando a técnica de um atleta com a de milhares de outros jogadores, incluindo os melhores do mundo, e fornece informações instantâneas e objetivas.

"Os avanços que aconteceram na IA nos últimos anos desbloquearam um potencial incrível quando se trata de análise técnica e tecnologia esportiva", diz Pedersen.

"Todos, desde atletas amadores até jogadores profissionais, agora podem obter feedback objetivo baseado em dados sobre a sua técnica e formas de a melhorar", acrescenta.

Neste momento a empresa está focada em desportos de raquete, mas afirma que a tecnologia pode ser aplicada a qualquer outro desporto de alto rendimento.

"Não há dúvida de que isso é perfeito para uma cobertura no críquete, um lance livre no basquetebol, uma tacada no beisebol, todas essas jogadas são relevantes para a análise técnica", sublinha Pedersen.

O objetivo agora é a generalização e adaptação a outras modalidades, mas o potencial da ferramenta vai assim além do treino. Os criadores acreditam que pode também vir a ser um bom auxiliar na análise desportiva.


Últimas