Olhares pelo Mundo

Influencer norte-americana gera onda de revolta na Austrália ao tirar cria de espécie protegida à mãe

A controvérsia foi tão grande que o caso gerou reações dentro do próprio Governo australiano, que chegou até a analisar a possibilidade de revogar o visto da mulher.

Carolina Botelho Pinto

Ana Isabel Pinto

Uma influencer norte-americana gerou uma onda de revolta na Austrália depois de ter publicado um vídeo a incomodar uma espécie protegida.

Nas redes sociais, Sam Jones partilhou o momento em que retira uma cria de wombat à mãe. Os wombats são uma espécie de mamíferos marsupiais nativos da Austrália.

No vídeo, que foi partilhado para os 92 mil seguidores da influencer e entretanto já apagado, é possível observar o animal a debater-se nos braços da influencer e a mãe a segui-los pela estrada fora.

Perante críticas, influencer abandonou o país

Na internet chegou a circular uma petição pela deportação da mulher - com milhares de assinaturas - e o ministro da Administração Interna da Austrália também informou que as autoridades estavam a rever o visto da influencer.

No entanto, a norte-americana decidiu abandonar o país por vontade própria.

O caso tornou-se tão polémico que até o primeiro-ministro australiano se pronunciou.

“Os wombats são criaturas gentis e adoráveis. Tirar uma cria à mãe, causando claramente sofrimento, é um ultraje. Sugiro a esta pseudo-influenciadora que tente o mesmo com outros animais australianos. Experimente tirar uma cria de crocodilo à mãe e veja o que acontece”, desafiou Anthony Albanese.

Na sequência de toda a polémica, a influencer tornou a conta de Instagram privada. Antes, ainda respondeu a algumas críticas nos comentários da publicação, dizendo que a cria foi segurada “apenas durante um minuto” e depois “devolvida à mãe”.

[Nota: notícia atualizada às 07:10 de 14/03 para acrescentar informação sobre a saída da Austrália]

Últimas