Um esqueleto de Stegosaurus atingiu o valor mais alto da história num leilão a 17 de julho. Foi leiloado pela Sotheby's em Nova Iorque por 40,7 milhões de euros, tornando-se assim o fóssil mais valioso do mundo.
Chamado Apex, mede 3 metros de altura e 6 metros de comprimento e é um esqueleto de dinossauro dos mais completos e melhor preservados.
Viveu há 150 milhões de anos, no final do Jurássico e foi descoberto há dois anos no Estado do Colorado, EUA, pelo paleontólogo Jason Cooper.
A especialista Cassandra Hatton documentou o processo, incluindo escavação, restauro e “preservação de informações contextuais, como impressões de pele fossilizada e três ‘ossículos’ (armadura de garganta)” que foram vendidos juntamente com o esqueleto.
O Apex não apresenta sinais de combate ou danos causados por predadores, mas sim indícios de artrite, indicando que atingiu uma idade avançada, segundo um comunicado que descreve a sua “soberba fossilização” que preservou “ossos delicados”, como as frágeis placas dérmicas cervicais.
A Sotheby's indicou que o comprador do Apex é anónimo, mas prometeu emprestar o esqueleto a "uma instituição americana".
.