Paleontólogos brasileiros descobriram fósseis de um réptil mais antigo que os dinossauros. É uma descoberta inédita no Brasil, a quarta no mundo.
O Gracilisuchidae andou pela Terra no Triássico Médio e Superior, há 237 milhões de anos.
"Os Gracilisuchidae são organismos raros no registo fóssil. Até ao momento tínhamos três espécies: duas na China e uma na Argentina. Assim, a descoberta do Parvosuchus aurelioi aumenta para quatro o número de espécies conhecidas no mundo. É o primeiro Gracilisuchidae inequívoco do Brasil", afirma o paleontólogo brasileiro Rodrigo Temp Muller.
A nova espécie - Parvosuchus aurelioi, que significa "crocodilo pequeno" - foi descoberta o na área rural do município de Paraíso do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.
O réptil é um parente distante dos jacarés e crocodilos atuais.
"Quando os dinossauros apareceram, logo no momento posterior na história da evolução da Terra, os Gracilisuchidae estavam completamente extintos. Alguns dos fósseis mostram como ficaram menores que 30 centímetros de comprimento. Existem também outros descendentes que mais tarde se tornaram jacarés e crocodilos".
A descoberta, publicada no Scientific Reports, da revista Nature, fornecerá informações sobre a linhagem que evoluiu para os crocodilos.