Mundo

Descobertas mais de 400 pegadas de dinossauros na China

Há décadas que a cidade de Lufeng é um ponto importante para o estudo dos antigos habitantes do planeta Terra. Muitas pegadas de dinossauros foram encontradas ao longo dos anos em locais distintos da povoação, mas nenhuma pertencente ao período Cretácico. Até agora.

Pegadas de dinossauros encontradas em Lufeng.
CCTV

SIC Notícias

Foram descobertas na passada semana na China mais de 400 pegadas de dinossauros datadas do início do período Cretácico, ou seja, há mais de 120 milhões de anos.

As pegadas, muitas delas em ótimo estado de conservação, foram encontradas por dois habitantes de Lufeng, na província de Yunnan, no sudoeste da China, escreve o jornal chinês China Daily, que cita o canal televisivo estatal, a CCTV.

À medida que as escavações foram avançando no local, mais pegadas de dinossauros foram encontradas. Até domingo transato (dia 26 de maio), já tinham sido identificadas mais de 400.

Os três tipos de pegadas encontradas

Segundo Wang Tao, diretor do Centro de Proteção e Investigação de Fósseis de Dinossauros da cidade de Lufeng, as pegadas encontradas são classificadas em três categorias: uma de um grande saurópode, semelhante à de um braquiossauro, outra parecida à do tiranossauro e uma terceira que se assemelha à de um estegossauro ou anquilossauro.

Há décadas que a cidade de Lufeng é um ponto importante para o estudo dos antigos habitantes do planeta Terra. Muitas pegadas de dinossauros foram encontradas ao longo dos anos em locais distintos da povoação, mas só a recente descoberta vem comprovar que a região de Lufeng foi habitada por diversas espécies de dinossauros durante o período Cretácico.

"Com base em observações no local, especula-se que esta área pode ter sido localizada à beira de um lago, rodeada por vegetação abundante", afirmou Wang. "Depois de vários tipos de dinossauros terem acabado de se alimentar, podem ter vindo ao lago para beber água e pisado a lama e a areia à beira da água", acrescentou.


Últimas