Mundo

Investigadores descobrem floresta mais antiga do planeta

Um estudo aos fósseis das plantas concluiu que esta floresta existe há milhares de anos, pelo menos desde a época dos dinossauros. Os investigadores encontraram também informações sobra reprodução das árvores ancestrais.

Nick Pedersen

SIC Notícias

Um grupo de investigadores britânicos e norte-americanos afirma ter encontrado a floresta mais velha de que há registo. Pensam que esta floresta ancestral, localizada no estado de Nova Iorque, nos EUA, já existe pelo menos desde a época dos dinossauros.

Apesar de já se saber que existia uma floresta ancestral na região de Cairo, no estado de Nova Iorque, não se sabia exatamente a idade das plantas e árvores que a constituem, avança a BBC.

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores da Universidade de Binghamton (EUA) e de Cardiff (País de Gales) analisaram fósseis de plantas para calcular a idade da floresta. Acreditam também este arvoredo chegou a alcançar mais de 400 quilómetros.

Os investigadores recorreram a técnicas de paleobotância (o estudo das plantas ancestrais) para mapear a floresta – um trabalho que começou em 2019. Ao analisarem os fósseis de diferentes plantes concluíram que esta se tratava da mais antiga floresta na Terra (até agora).

Descobriram também que as árvores que viviam nesta região não se reproduziam da mesma forma que as atuais árvores. Em vez de espalharem sementes – como acontece atualmente – as árvores ancestrais desta floresta reproduziam-se através da libertação de esporos – uma técnica utilizada atualmente por alguns fungos, como os cogumelos.

Últimas