Mundo

Auroras boreais coloriram o céu da Finlândia

Na última noite, na Lapónia, um fotógrafo local registou o fenómeno que impressiona qualquer um e que, nos últimos dias, tem sido mais frequente, no topo do hemisfério Norte. Veja as fotografias.

Gabriel Mota Figueiredo

Ana Isabel Pinto

A noite de segunda para terça-feira (dias 7 e 8 de outubro), na Lapónia, Finlândia, proporcionou um espetáculo colorido, que pintou o céu estrelado de cores como verde e vermelho.

As auroras boreais são fenómenos comuns nas terras situados mais a norte do planeta, mas não é por isso que deixam de ser impressionar todas as vezes que ocorrem.

Na segunda-feira, um fotógrafo local, Alexander Kuznetsov, capturou imagens que mostram na perfeição o evento luminoso que cobriu o céu da Finlândia.

O responsável pelas fotografias verdadeiramente impressionantes confirmou, citado pela Reuters, que o espetáculo de cores durou do pôr do sol, na segunda-feira, aos nascer do dia, esta terça-feira.

A partir da meia-noite local, a aurora boreal de tom avermelhado juntou-se à paleta de cores que pintavam o horizonte.

Este fenómeno consiste na iluminação vibrante das camadas superiores da atmosfera, causada pelo contacto entre partículas solares e as moléculas de oxigénio e nitrogénio.

As auroras boreais têm ocorrido com mais frequência devido à grande atividade solar registada nos últimos dias.

Últimas