Mundo

Fenómeno responsável pelas auroras boreais interfere com satélites

Elon Musk admite que os satélites estão sob grande pressão, mas que estão a aguentar.

SIC Notícias

A tempestade solar que está a atingir a Terra desde ontem está a provocar problemas nos satélites da Starlink.

Elon Musk admite que os satélites estão sob grande pressão, mas que estão a aguentar até agora. O CEO da SpaceX sublinha que a tempestade geomagnética, causada por uma série de fortes erupções solares que libertaram grandes quantidades de energia no espaço, é das mais fortes em décadas.

O que provoca as auroras boreais

Os ventos solares que atravessam o sistema solar, carregados de eletrões e protões, colidem com o campo magnético da Terra e provocam as bonitas auroras boreais, também conhecida como "luzes do norte".

À medida que as partículas carregadas colidem com átomos e moléculas na alta atmosfera da Terra, especialmente o oxigénio e o azoto, a energia é libertada na forma de luz visível, criando as características e vibrantes cores da aurora boreal. Essas colisões ocorrem geralmente a uma altitude de 80 a 300 quilómetros acima da superfície da Terra, em regiões próximas aos polos magnéticos.

O espetáculo colorido pode variar de tons de verde, rosa, vermelho, violeta e até mesmo branco, dependendo da altitude e dos tipos de partículas envolvidas nas colisões.

As auroras boreais são mais comuns na região ártica no Hemisfério Norte, e são frequentemente observadas durante os meses de inverno.

Últimas