Pilotos da TAP apanharam numa viagem de São Francisco a Lisboa uma aurora boreal que se torna cada vez mais comum nos céus da Europa e, especialmente, portugueses.
O momento em que os pilotos da TAP, companhia aérea portuguesa, captaram em vídeo uma aurora boreal a caminho de Lisboa ficou viral nas redes sociais.
Com vista privilegiada do cockpit de um voo que partiu de São Francisco, nos Estados Unidos da América, para Lisboa, consegue-se detetar as ondas verdes e brilhantes no céu, um fenómeno raro de apanhar.
O que é?
Como explica a PPLWare, “ a aurora polar, a norte chamada de aurora boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer, Aurora, e Bóreas, deus grego, representante dos ventos nortes), é um fenómeno ótico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre”.
Mais. este efeito é dominado pela emissão de átomos de oxigénio em altas camadas atmosféricas (cerca de 200 km de altitude), o que produz a tonalidade verde.