Mundo

Investigação diz que mau tempo foi a causa de queda de avião que matou presidente do Irão

Os exames forenses não revelaram indícios de crime ou de ataque. Terá sido o nevoeiro cerrado o culpado pelo despenho da aeronave.

Fernanda de Oliveira Ribeiro

A queda do helicóptero que vitimou o presidente do Irão, Ebrahim Raisi, em maio, deveu-se ao mau tempo. É o que conclui o comité de investigação iraniano. O relatório final da investigação do acidente põe de lado qualquer outra suspeita.  

O mau tempo, sobretudo o nevoeiro cerrado, terá sido a causa do desastre de helicóptero onde seguia o presidente iraniano, a 19 de maio. 

A análise de todos os aspetos técnicos, eletrónicos e de navegação do helicóptero permitiu confirmar que todos os procedimentos e medidas obedeceram às normas e regulamentos estabelecidos antes e durante o voo. 

O relatório, divulgado pelo Estado-Maior General das Forças Armadas do Irão, descartou a possibilidade de um eventual desvio da rota do voo ou de interferências externas. Os exames forenses não revelaram indícios de crime ou de ataque. 

As más condições atmosféricas levaram ao embate do helicóptero numa montanha, perto da fronteira com o Azerbaijão. 

Além de EbrahimRaisi, visto como um potencial sucessor do líder supremo, o ayatollah Ali Khamenei, também morreu, no mesmo acidente, um ex-ministro dos Negócios Estrangeiros.

Últimas