Incêndios em Portugal

Incêndio em Chaves mobiliza obriga ao reforço de meios e mobiliza mais de 250 operacionais

Um incêndio em zona de mato em Santo António de Monforte, Chaves, levou ao reforço dos meios de combate para 252 operacionais e 81 viaturas. O vento forte dificulta o combate, causando projeções que ameaçam as aldeias de Vilar de Iseu e Bobadela.

BrasilNut1/Getty Images

SIC Notícias

Os meios de combate ao incêndio que lavra hoje em zona de mota em Santo António de Monforte, concelho de Chaves, foram reforçados para os 252 operacionais e 81 viaturas, de acordo com a Proteção Civil.

Segundo o comandante sub-regional do Alto Tâmega e Barroso, Artur Mota, o vento forte que se faz sentir no local é uma das principais dificuldades no combate, tendo provocado várias projeções que colocaram o fogo nas proximidades das aldeias de Vilar de Iseu e Bobadela.

O responsável referiu ainda que no terreno há muito combustível disponível, o que facilita a propagação do incêndio que deflagrou às 13:20 desta segunda-feira.

Fonte da GNR disse que a Estrada Nacional 103 está cortada entre a zona da Bolideira e o cruzamento da Estrada Municipal 503.

Durante a tarde, chegaram a estar mobilizados 14 meios aéreos para este fogo, com o objetivo de tentar conter a propagação numa zona de acessos difíceis, mas o fumo intenso dificultou a sua atuação.

Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 21:15 estavam mobilizados para esta ocorrência 252 operacionais e 81 viaturas, estando algumas equipas ainda em trânsito para o concelho do norte do distrito de Vila Real.

- Com Lusa

Últimas