A Sky News, parceira da SIC, entrevistou o último veterano sobrevivente de um grupo de militares ingleses que desembarcaram na Normandia no dia D.
Na cidade de York, resta apenas um homem que sobreviveu ao Dia D. Ken tinha 18 anos quando chegou às praias, em junho de 1944.
"O barulho era imenso. Havia muitas explosões, rockets a passar, navios de guerra a disparar. Nunca tinha visto nada assim. éramos carne para canhão. Não há qualquer dúvida. Não treinámos para o Dia D. Fomos despejados ali", conta.
Com a II Guerra no fio da navalha, naquele verão, os Aliados lançaram a maior invasão por mar de sempre, tomando as praias do norte de França das mãos dos alemães nazis.
"Quando olhámos à nossa volta foi então que percebemos que o que tinha acontecido era muito grave", relata.
Ken é o único membro sobrevivente em York dos Veteranos da Normandia. Os seus bons amigos Douglas Petty e Sid Metcalfe tinham ambos 99 anos quando faleceram, recentemente.
Juntos, estes homens mudaram o rumo da História. Podem restar cada vez menos, mas Ken Cooke está tão determinado como nunca em voltar à Normandia e representá-los a todos.
Terá 99 anos, este verão. Diz que esta será a sua última visita às praias e aos heróis que deixou para trás.